sexta-feira, 13 de maio de 2011

Reciclagem total de vidros no Brasil

Uma proposta feita pela indústria de vidro sugere a combinação de um acordo em que as embalagens de vidro consumidos no país sejam recicladas entre 95% a 100%, tornando o Brasil uma potência verde. Essa medida superaria as médias europeia e americana, de 62% e 28%.
Segundo a Abividro (Associação Brasileira da Indústria do Vidro). O Brasil hoje tem um tímido índice de reciclagem de 47% dessas embalagens.
Sendo o quinto maior mercado consumidor na próxima década, o Brasil tem história e know-how na reciclagem. Só em catadores, são entre 800 mil e 1 milhão de profissionais, além de uma indústria ainda informal com 40 mil coletoras organizadas de sucata e 700 cooperativas.
Inclusive já existe a proposta de indústrias como a Veral-lia, do grupo francês Saint Gobain, em comprar todo o caco do Brasil, viabilizando ainda mais essa ambição.
As duas exigências são que o caco tenha volume suficiente para operacionalizar o processo e que o preço desse dejeto seja o mesmo do que pagariam pela matéria-prima virgem; do contrário, teriam de repassar os custos.
Segundo Lucien Belmonte, superintendente da Abividro, o setor foi o primeiro a apresentar um projeto ao governo após a sanção do marco regulatório dos resíduos sólidos, no final de 2010.
As metas no Brasil são ambiciosas: extinguir os lixões, universalizar a coleta seletiva até 2015 (só 443 de 5.560 cidades têm coleta seletiva) e reciclar 40% do lixo seco até 2031 (hoje, menos de 15% são reciclados). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário