sexta-feira, 13 de maio de 2011

Embrapa promove quatro cursos neste mês de maio

A agenda de cursos do mês de maio da Embrapa Gado de Corte, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está fechada em quatro treinamentos que serão realizados a partir do dia 17 na sede da unidade localizada em Campo Grande, MS. Os cursos são voltados para o setor da pecuária de corte e a maioria não tem cobrança de taxa de inscrição. A finalidade dos cursos é difundir e transferir conhecimentos, propiciar reciclagem e intercâmbio de informações. Abaixo a relação dos cursos e suas propostas:


Seleção e Cruzamentos de Ovinos de Corte

O curso de ovinos é o primeiro da agenda e vai acontecer nos dias 17 e 18. Em 16 horas de aula o instrutor Otávio Rossi de Morais, pesquisador de melhoramento genético animal da Embrapa Caprinos e Ovinos, unidade sediada em Sobral, no Ceará, conduzirá uma série de apresentações referente a genética animal, técnicas de seleção, tipos de cruzamentos, além de práticas zootécnicas. A proposta é abordar critérios de seleção e conceitos de melhoramento genético de ovinos para corte, estabelecendo ferramentas para o aumento da rentabilidade e seu uso para o direcionamento de rebanhos de qualidade superior de carne em atendimento ao mercado consumidor. O curso realizado pela Embrapa Gado de Corte e pela Caprinos e Ovinos terá início na terça-feira, 17, a partir das 8 horas no auditório da Embrapa Gado de Corte (MS). A coordenação é dos pesquisadores Fernando Alvarenga Reis e José Alexandre Agiova Costa da Embrapa Caprinos e Ovinos. 



Curso de Invernada

Este curso está dividido em duas etapas. A primeira, no dia 25 (quarta-feira), é uma a apresentação teórica do Programa Invernada, um sistema criado pela Embrapa de apoio ao planejamento de produção de bovinos de corte. A segunda etapa do curso acontece nos dias 26 e 27 quando serão demonstrados modelos e simulações diversas de confinamento, de crescimento de forragem e pastejo, de sistemas com animais suplementados na seca, formulação de dietas entre outros. Dentre os cursos do mês de maio este é o único com cobrança de inscrição cujo valor que pode ser conhecido no endereço eletrônico: http://www.cnpgc.embrapa.br/eventos/2011/invernada/folder_curso_invernada2.pdf

O curso é voltado para estudantes, técnicos e profissionais que atuam em produção animal. O número de vagas é 100 e as inscrições devem ser feitas pelo site WWW.cnpgc.embrapa.br . A aula teórica será realizada no auditório Nelore e a prática no prédio da Agroescola. 


Monitoramento da resistência e controle do carrapato em bovinos

Será realizado no dia 27, a partir das 8 horas, no auditório da unidade sob a coordenação do pesquisador Renato Andreotti. Um dos objetivos do curso é disponibilizar técnicas sobre as formas de controle do carrapato do boi. Durante o evento serão tratados temas como o uso de fitoterápicos no controle do carrapato do boi, uso de vacinas em animais, situação da resistência dos carrapatos ao controle químico, demonstração em laboratório sobre teste biológico para verificar a eficiência dos carrapaticidas entre outras. 


Biologia Molecular aplicada aos estudos de parasitos 

O curso começa no final de maio, dia 30, e termina no dia 4 de junho. É direcionado para um grupo específico de alunos de pós-graduação que atuam na área das ciências biológicas com enfoque na biologia molecular.

A programação inclui aulas sobre biossegurança, técnicas de biologia molecular como extração de DNA, PCR, eletroforese, wertern blotting, seqüenciamento de DNA e cultura de E.coli, clonagem molecular, noções de bioinformática entre outros. Segundo o responsável técnico pelo evento, pesquisador Renato Andreotti, ao final do curso os alunos deverão reconhecer os mecanismos elementares da replicação de DNA, desenvolver técnicas laboratoriais para a produção de proteínas recombinantes, distinguir os processos de diagnóstico e resposta imune aos parasitos e a relação dos antígenos neste contexto e, por fim, destacar a importância do conhecimento sobre a produção de proteína recombinante na produção de vacinas e no diagnóstico das doenças parasitárias. 


Informações a respeito dos cursos podem ser solicitadas pelo telefone: 3368-2141 das 8 às 16 horas com Marilene Veiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário