sexta-feira, 13 de maio de 2011

Governo incentiva empresa de reciclagem de pneus

Quando o assunto é gerar economia de maneira sustentável, agregando valores e gerando emprego, Mato Grosso é um dos Estados mais visado pelas empresas nacionais e internacionais. Exemplo disso é a empresa Recicla Sol, que recebeu incentivo fiscal do governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e já está em fase de implantação.

Com a reserva de área de 6 mil m², a empresa está sendo instalada em um terreno do Distrito Industrial de Cuiabá. As obras já estão avançadas. O investimento inicial é de aproximadamente R$ 6,7 milhões com atividades de reciclagem de pneus que não tem mais utilidade (inservíveis).

De acordo com a equipe técnica da Sicme, a empresa tem pretensão de adquirir mais dois terrenos para trazer parte da unidade que está previamente instalada em galpões alugados em Várzea Grande. Assim se tornará um único empreendimento concentrado no Distrito Industrial.

A equipe informou também que a Recicla Sol já está enquadrada no Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) e, após assinatura do Termo de Compromisso, terá redução no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para aquisição de maquinários.

Utilizando a técnica chinesa de reciclagem de pneus inservíveis (pirólise) a Recicla Sol produzirá e comercializará óleos combustíveis. De acordo com o Secretário de Estado da Sicme, Pedro Nadaf, a indústria tem capacidade de gerar 480 toneladas (t) de óleo, 480 t de carbono preto (negro do fumo) e 20 t sucata de aço. “A unidade deve gerar cerca de 30 empregos diretos e 90 indiretos”.

O superintendente de indústria da Sicme, Sérgio Romani, acrescenta que Mato Grosso ganha com a instalação da empresa, uma vez que a indústria aumentará o emprego no Estado e contribuirá com o meio ambiente. “O Governo tem incentivado grandes empresas a virem para Mato Grosso. Isso gera satisfação para quem mora aqui. Com a chegada destes empreendimentos a economia do Estado se fortalece”.

TECNOLOGIA:

A Recicla Sol é a empresa exclusiva da América Latina com a tecnologia oferecida. Fazem parte da sede da Companhia o instituto de análise, laboratórios térmicos, bases para testes piloto, experimental, fábricas e equipamentos. Com coordenação de 14 empresas cooperativas de equipamentos, o grupo possui um grande número de peritos em quebra da borracha pelo processo de pirólise, indústria petroquímica e de concepção de processamento químico e equipamentos.
A pirólise de pneus gera os seguintes produtos: óleo, gás, aço, carbono preto (negro do fumo). Além de oferecer a oportunidade de processar milhões de pneus por ano, de uma maneira econômica e ambientalmente sustentável, não produz resíduos que causam danos ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário