domingo, 15 de maio de 2011

Funasa de MS muda hábitos para diminuir impacto ambiental

A Superintendência Estadual da Funasa de MS (Suest-MS), realizou na manhã desta quinta feira, 05 de maio de 2011, o 1º Seminário sobre Coleta Seletiva Solidária. O objetivo principal desse seminário foi buscar conscientizar os seus colaboradores quanto à importância de preservar o meio ambiente e a mostra de experiências entre os órgãos que já praticam a reciclagem nos locais de trabalho como Correios e Tribunal Regional do Trabalho de MS.

Durante o evento foi explicado que pequenas mudanças nos hábitos diários no trabalho podem contribuir para a redução do impacto ambiental. A Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul, adotou essa idéia e pretende fazer a troca de copos descartáveis por canecas e ‘squeezes’ (garrafinhas de água). Serão colocadas caixas de papelão em cada setor para separar os papeis que serão enviados para a reciclagem. Também foi definido local para separação de pilhas e baterias, nos quais os funcionários da Suest-MS poderão depositar esses resíduos mais nocivos, inclusive trazer de suas casas para que seja dado encaminhamento correto à esse tipo de rejeito.

“Nosso objetivo é trabalhar com os servidores para que haja uma correta separação do lixo, como papéis não contaminados com restos de café ou água, para que sejam aproveitáveis na reciclagem e as pessoas percebam a importância dessa separação”, esclarece Wanderley Guenka, do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Funasa de MS que também explica que o enfoque desse trabalho é essencialmente educativo.

Durante o Seminário, o Secretário Municipal de Meio ambiente e Desenvolvimento Urbano – Semadur, Marcos Antonio Cristaldo, apresentou aos servidores o modelo do programa de reciclagem da prefeitura que garante a fiscalização, sensibilização e educação ambiental, destacando que esse modelo já está sendo implantado nas escolas municipais de Campo Grande. Além disso, o modelo prevê a articulação de parcerias para garantir o tratamento e destinação final de resíduos como fonte de matéria-prima para outros produtos e prevê, ainda, a inclusão social dos catadores.

O Superintendente Estadual da Funasa de MS, Flavio Britto, afirma que “antes de sermos instituição, somos cidadãos e por isso devemos fazer o possível para aumentar o cuidado com o meio ambiente. Com atitudes simples podemos evitar uma série de prejuízos à natureza, por isso classifico como de grande proveito este Seminário.”

Também participaram do evento o representante do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (IMASUL) da Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento, Ciência e Tecnologia do Estado, João Mendes; a rResponsável Sócio ambiental dos Correios - MS, Olga Martins; o Secretario de Educação Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região, João Douglas Maia Azevedo; o Superintendente Federal do Ministério da Agricultura do MS, Orlando Baez, além de representantes do Serviço de Saneamento Básico e Ambiental da Prefeitura Municipal de Campo Grande; o Centro de Controle de Zoonoses; o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde de MS, as recicladoras de pneus Ecosuply e Ecopneus, além dos servidores, contratados e estagiários da Funasa de Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário