sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Debate sobre a Reciclagem

Reciclar realmente importa?
    

Há intenso debate acerca das vantagens do ato de reciclar. Ambientalistas ferrenhos argumentam que a energia necessária para reciclar garrafas e jornais anulam os benefícios da criação de materiais reusáveis. Mas evidências abundantes demonstram o contrário.
 

   A quantidade de energia requerida para reciclar depende de numerosos fatores: qual o tipo de material está sendo reciclado, como o material é coletado e distribuído aos locais de reciclagem, e quão processado o material resultante será. De acordo com a Coalisão Nacional de Reciclagem (EUA), requer-se 95% menos energia para reciclar alumínio do que para fazê-lo de materiais crus. Reciclar aço economiza 60% de energia, jornal reciclado 40%, plástico reciclado 70%, e vidro reciclado 40%. Estas economias ultrapassam em muito a energia criada como subprodutos da incineração e dos aterros.
 

   Sem dúvida reciclar é um passo intermediário: se nós realmente queremos economizar energia e estancar a corrente de lixo que mandamos para os aterros, nós precisaremos implementar um novo sistema de produção que gere menos perdas e menos componentes descartáveis para começo de conversa. (Nós também precisaremos reduzir o consumo de bens embalados em pacotes descartáveis e achar mais maneiras de reutilizar as coisas.) Nesse meio tempo, reciclar é certamente uma prática válida e, simplesmente por colocar as coisas na lixeira apropriada, nós podemos ganhar uma perspectiva mais clara de quanta coisa nós descartamos a cada semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário