sábado, 14 de maio de 2011

Qual é o impacto verdadeiro dos sacos plásticos?


Nos últimos anos, só ouvimos falar que os sacos plásticos são uma grande ameaça ambiental e que é preciso evitá-los. Várias cidades do mundo (inclusive na América Latina) já proibiram sua distribuição e uso para embalar compras. 

É verdade que os sacos plásticos não são biodegradáveis, que demoram centenas de anos para se decompor e que geram muitas das partículas da grande mancha do Pacífico. Entretanto, eles não representam a maior parte do lixo de uma residência. 

Além disso, a redução de seu uso também representa desvantagens para o meio ambiente: os sacos de papel requerem mais energia para sua produção, e em locais onde as sacolas plásticas foram proibidas, a população recorre a outros tipos de sacos para recolher o lixo, mais grossos e difíceis de decompor que os sacos finos de polietileno. Diante disso, surgiram algumas vozes dissonantes em relação a esta questão.    
Bolsa-de-plastico-en-un-campo

Estaremos nos preocupando à toa? Continue lendo para descobrir.


Em um artigo publicado no jornal The Guardian desta semana, o jornalista Leo Hickman destaca um ponto interessante: "ou estamos perdendo tempo em procurar formas de proibir as sacolas plásticas, ou estamos nos distraindo com um problema ambiental relativamente menor. É como 'ordenar os assentos no meio do naufrágio do Titanic', segundo descreveu o cientista James Lovelock". 

Vamos falar às claras: não se trata de desprezar tudo o que foi dito até agora e usar sacos plásticos à vontade. Promover a redução do lixo usando uma sacola reutilizável é uma ação pertinente, mas não é tudo. Problemas como a mudança climática, o esgotamento dos recursos e o crescimento da população, para citar alguns, representam um desafio muito maior para a humanidade que as sacolas plásticas.  

Durante muitos anos, alimentamos a ilusão de que abandonar as sacolas de plástico seria “um pequeno passo que faz a diferença”. Na verdade, este passo conduzir a passos maiores, e infelizmente, conformar-se em usar uma bolsa de tecido no supermercado não é suficiente. 

Mas não entre em pânico! Ser responsável com o meio ambiente é algo que se aprende dia a dia. OK, sua sacola reutilizável não irá salvar o mundo. Mas se servir para espalhar a mensagem e para que você continue aprendendo, esta é uma boa razão para continuar utilizando-a.

Mais informações: The Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário